terça-feira, 19 de julho de 2011

O Porquê do Projeto


O Projeto surgiu a partir da necessidade em se trabalhar a educação ambiental como um conteúdo interdisciplinar, inserido no PPP e de maneira continuada, não apenas abordado em determinados tempos do ano letivo,como por exemplo, as duas comemorativas : Dia da água e dia do meio ambiente. Assim após discussão realizada entre os educadores e a direção escolar e partindo da realidade local, elaboramos uma seqüencia didática, que visa proporcionar aos alunos a vivencia da educação ambiental, a qual até então resumiu-se normalmente  ao repasse de conceitos e regras, não sabendo-se  porém, como se portar em sociedade a partir de tais conhecimentos.
Pretendemos que desta forma nossos alunos desenvolvam e aprimorem suas vivencias e potencialidades, com o intuito de contribuir para o bem estar sócio-ambiental de sua comunidade, através da superação de hábitos e atitudes ecologicamente incorretos e desse modo ultrapassem o saber demasiadamente tem-se imposto como norma geral em nossas escolas.
Devido a nossa  escola se inserir em uma comunidade rural que tem sua forma de sobrevivência baseada na produção agrícola, e que depende muito da água, o projeto visa levar esclarecimentos quanto a forma de se relacionar com este e com os demais recursos naturais. A questão da escassez da água e o fato de a escola encontrar-se localizada na área de amortecimento do entorno do Parque Estadual Fritz Plaumann, uma Unidade de Conservação destinada a preservação dos recursos naturais locais,fez-me perceber a importância de trabalhar a educação ambiental, iniciando pela questão da água. Isto, aliado a um curso que havia realizado TSGA ( Tecnologias Sociais para Gestão da Água ) , e através do qual a escola recebeu um Ecokit-um kit composto por frascos, reagentes e manuais para a análise de alguns parâmetros da qualidade da água, de cunho educativos.
O desenvolvimento do projeto, sendo que a função da escola é promover o conhecimento, justifica-se devido ás questões ambientais estarem sendo consideradas cada vez mais urgentes e importantes para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso, pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Sendo cada vez mais discutida a necessidade de uma mudança de mentalidade, conscientizando os grupos humano para a necessidade de se adotarem novos pontos de vista e novas posturas diante da crise ambiental em que vivemos. Pretendemos provocar em nossos alunos a analise e quando necessário, a mudança de hábitos e posturas diante da realidade da qual se inserem.

Diz a Professora Maritânia!

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